Idosa recebe ligação e quase caí em golpe de ‘falso motoboy’ em Cuiabá
Uma idosa, moradora da cidade de Cuiabá foi vítima de um golpe com um “falso motoboy” no dia 27 de fevereiro.
A vítima registrou que recebeu uma ligação onde uma pessoa não identificada, afirmou ser funcionária da Caixa Econômica Federal (CEF), dizendo que um motoboy iria até a casa da vítima para pegar o cartão, pois ele foi fraudado, e que precisarão dele para que as transações sejam canceladas.
A vizinha dessa idosa afirmou que quase caiu nesse golpe também, mas ela achou estranho e decidiu entrar em contato com o banco para confirmar se era dessa forma que era realizado, e foi informada que o banco não fazia dessa forma.
Os golpistas afirmaram que por conta da pandemia do COVID-19 o processo vai ser esse, segundo eles para que os clientes idosos não tenham nenhum risco ou para que não precisam ficar em filas de banco.
A caixa econômica deu seu esclarecimento sobre o ocorrido:
A Caixa Econômica informa que caso o cliente desconheça a operação financeira na sua conta, pode solicitar ao banco a contestação do valor. Para realizar esse processo é necessário assinar uma solicitação e declarar seu desconhecimento da transação.
Afirmou também que caso ocorra ligações estranhas informando ser da Caixa, que desligue o telefone, procure o gerente na agência ou retorno para Central de Atendimento, na opção cartões do banco. Os números podem ser encontrados no site do CEF.
O banco não recolhe cartões destruídos e orienta que em casos de ligações oferecendo motoboy para buscar o cartão na residência, os clientes desconfiem e não forneçam nenhuma informação.
A realização de transações de valores expressivos no CEF, existem diversas etapas de confirmação de dados e somente com o fornecimento dos dados bancários, inclusive o código secreto (senha) é possível realizar as transações.
A Caixa esclarece que, por motivos de segurança, os dados de contestações e os casos de suspeitas de fraudes não podem ser expostos ao público em geral, mas apenas aos órgãos envolvidos nas investigações.