Da periferia para o mundo: jovem ganha bolsa de estudo na Espanha e faz vaquinha para realizar sonho
Com muito esforço e dedicação, Isabela de Oliveira Carvalho, de 16 anos, moradora de uma periferia na zona leste de São Paulo, conseguiu dois cursos e uma bolsa integral pra estudar fora do país.
Uma das bolsas que Isabela conseguiu foi pra estudar cinema online na Northwestern University do Qatar, um curso de línguas presencial na Espanha e um curso online de liderança na Academia de Liderança da América Latina (LALA).
Bolsa na Espanha
Violetta, série produzida pela Disney, foi a série que fez Isabela começar se interessar pela língua espanhola e pelo mundo da música é do teatro.
“A série me fez sentir um amor incondicional pelo Espanhol, além de me levar para esse lado artístico, que eu não conhecia até então”, conta a estudante.
No ano passado Isabela começou a pesquisar oportunidades no exterior e descobriu um intercâmbio em Valladolid, na Espanha. Ao enviar uma redação sem pretensão, a jovem recebeu a resposta que tinha ganhado a bolsa de estudos integral.
Porém, ela ainda precisa arcar com os custos da passagem e da hospedagem, que são muito altos. Além disso, ela também foi aceita no programa de verão da Northwestern University, no Qatar online, mas que tem um custo de matrícula de cerca de R$2.000,00.
“Eu já venho participando de alguns projetos, mas não havia conquistado algo tão grande como essa bolsa. Foi uma surpresa”
Da periferia para o mundo
De uma família humilde, Isabela é a primeira a entrar numa universidade! Mora com a mãe, Patrícia de Oliveira Ferreira, 38, a avó materna e sua bisavó em uma pequena casa alugada na zona leste de São Paulo.
Desempregadas, vivem apenas com R$ 400 de um auxílio do Governo e a aposentadoria da bisavó. Por muitos anos, conviveu com o pai que era alcoólatra e muito agressivo, principalmente com ela e com sua mãe.
Mesmo diante das dificuldades, nunca desistiu de estudar. Em 2019 conseguiu passar na ETEC onde faz o ensino médio junto com o técnico em administração e sozinha, com ajuda de séries e músicas, aprendeu espanhol e inglês.
“Um dia quero chegar na Broadway, se Deus quiser. “