• Home
  • Geral
  • VIRGÍNIA MENDES, MÁRCIA PINHEIRO, JANA RIVA, MICHELY ALENCAR – Fartura feminina política em 22

VIRGÍNIA MENDES, MÁRCIA PINHEIRO, JANA RIVA, MICHELY ALENCAR – Fartura feminina política em 22

Se água mole em pedra dura tanto bate até que fura, o empenho para que as mulheres tenham voz, vez, presença, e desfilem a passos largos, assumindo cadeiras em parlamentos e sejam realmente valorizadas vai se materializando… 22 pode ser o ano desta esperada inclusão. Chegou a hora das mulheres mandarem na coisa toda.

A força, elegância, charme, paciência e empenho feminino quando colocado como força de trabalho e liderança é tão incontestável que a máxima de “ o que seria de nós sem elas” fica ainda mais latente quando se empoderem e tem a oportunidade de demonstrar sua garra naquilo que empreendem… Os exemplos por aqui são tão claros que basta que acompanhemos as trajetórias e estilos das figuras acima lembradas para ver que esses novos tempos chegaram e para ficar.

VIRGINIA MENDES:

Surpreendeu a todos, sua performance como Primeira-Dama do estado, é impecável. Tem conquistado vitórias e notoriedade como há muito não se via no exercício do título e isso de forma despretenciosa, não tem remunerações, vaidades ou badalações sociais intensas como sempre foi praticado por suas antecessoras. Uma mulher aparentemente frágil mais com resultados sólidos que tem feito seu nome ser saudado por políticos e analistas como uma possibilidade eleitoral vencedora se assim a empresária quiser… Tem trabalho e bem feito aos montes para mostrar.

MÁRCIA PINHEIRO:

O estilo felino de ser da Primeira-Dama municipal também é realizador, presente e ativo. Márcia está em todas, é voz ativa nas decisões, dizem que tudo passa por suas opiniões lá pelas bandas do Alencastro, tem sido incansável na Pandemia arregacando mangas e correndo duro atrás de implementar suas ideias de assistencialismo nos projetos e programas que dirigi…. Com mais 2 anos e meio de marido a frente do paço, filho com reeleição garantida, pode surpreender a muitos e enveredar pela disputa Estadual

arrancado cabelos e tirando sono de muitos marmanjos na ALMT… Dizem os próximos que ela quer e deseja muito ser deputada.

JANAÍNA RIVA:

A precursora da tomada de espaços femininos na Assembleia, é talvez a maior responsável pela conquista de luzes do sexo “dito” frágil na política de MT. A menina é danada, surfa nas redes com uma desenvoltura quase artística, tem projetos aos montes para justificar seu mandato e não perde a oportunidade de conquistar simpatizantes a toque de caixa… Hoje mesmo, esta interinamente como primeira secretaria da AL que é uma conquista inédita… Essa não tem mais freios que a segurem. Vai longe na cena e tem política nas veias cuculando a mil.

MICHELY ALENCAR:

A queridinha do Paiaguas tem o traquejo do jornalismo, da apresentação e do domínio do vídeo como poucos, seu mandato recente na Câmara de Vereadores tem sido um redundante sucesso e seus posicionamentos agradam eleitores, pares e a banca de apostas… Deve mesmo sair candidata e provavelmente leve uma das vagas engolindo figuras masculinas inesperadas… Só esperar pra ver e dar parabéns.

Se a obrigatoriedade da ocupação feminina no parlamento passar e garantir as quatro vagas programadas, esses nomes só não vão se não quiserem, no mais, ainda teremos muitas figuras sem expressão como todos os anos, que surgem para reforçar o time de candidatas correndo atrás das cadeiras, e aparecendo no vídeo e palanques exalando perfumes, penteados e muita vontade de “matriarcar” o parlamento.

Seria um grande avanço para MT se conseguíssemos fazer com que as mulheres fossem voz ativa nas decisões de Estado, afinal, como em nossas casas e vidas, sua influência e decisões são sempre balizadas com muita parcimônia, juízo e pés no chão… Coisas que esse MT reformulado vai precisar no futuro com tantos avanços que estão nos batendo nas portas. Torçamos e preparemos os espaços pintados de rosa que elas vem vindo e para chegar.

Halisson Lasmar é Jornalista e Publicitário.