• Home
  • Política
  • O matogrossense Irajá Lacerda assume a Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

O matogrossense Irajá Lacerda assume a Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Irajá Lacerda, matogrossense que é produtor rural e advogado assume a Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, pasta que possui o comando do senador Carlos Fávaro (PSD). A nomeação de Irajá Lacerda, torna ainda mais forte a representatividade do agronegócio de Mato Grosso em Brasília, já que na gestão anterior o cargo de Secretário-Executivo era de um mineiro, Marcio Almeida.

O advogado foi chefe de gabinete do Senador Carlos Fávaro e se licenciou para disputar a eleição de 2022, concorrendo ao cargo de Deputado Federal por Mato Grosso, sendo o nono mais votado do estado, e o mais votado do PSD, porém não se elegeu em razão da legenda partidária.

Irajá Lacerda nasceu em Cáceres (MT), em 1983, é produtor rural e advogado, e vem de uma família tradicional não apenas na política e na agropecuária, mas também na advocacia já que há mais de 40 anos atuam em direito agrário, ambiental e fundiário, possuindo uma expertise que poucos tem na área do agronegócio.

O novo Secretário é filho de José Lacerda, Ex-Deputado Constituinte e atual Suplente do Senador Carlos Fávaro, e atuou na coordenação das campanhas nas eleições de 2018, em que alcançaram 434.972 mil votos, correspondendo a 15.80% do total dos votos válidos e em 2020 na eleição suplementar de senador alcançaram 371.857 mil votos, correspondendo a 25.97% do total de votos válidos. É sobrinho do Ex-Senador Constituinte e Ex-Governador de Mato Grosso Márcio Lacerda e seu avô, José Lacerda foi Vereador na década de 50 e prefeito de Cáceres/MT na década de 60.

Irajá já foi Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/MT entre 2017 e 2020, e presidiu a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2017. É casado com Flavia e tem duas filhas.

A Secretaria-Executiva é quem responde pela parte administrativa do Ministério, que inclui a definição de diretrizes, supervisão e coordenação das atividades. O cargo de Secretário- Executivo é o primeiro de confiança do Ministro e o segundo no comando do Ministério, por isso a função é de absoluta confiança do titular.

Irajá foi indicado pelo ministro Carlos Fávaro e nomeado na noite de quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).