Diamantino entra em consórcio para a aquisição das vacinas contra COVID-19.
O prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) formalizou o desejo de Diamantino na compra de vacinas contra o COVID-19, a cidade está na lista dos 1,7 mil municípios brasileiros que tiveram interesse em aderir ao consórcio público para a compra das vacinas, oque inclui 24 capitais e totalizando mais de 125 milhões de brasileiros contra a doença.
A instituição do consórcio público,
batizado de CONECTAR – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e vai dar o suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
A FNP a CONECTAR não veio para poder competir com o PNI do Sistema Único de Saúde (SUS), mas sim para somar esforços. “Jonas Donizette, presidente da FNP disse: “A palavra é colaboração, e não enfrentamento. Ouvimos, inclusive, que o Governo Federal poderia requisitar as vacinas adquiridas por meio do consórcio. Isso não é problema nenhum, é esse o espírito”.
“A quantidade que vamos comprar é a que estiver disponível. Se acontecer de o governo requisitar as doses, para nós está de bom tamanho, porque elas vão chegar à população e é isso o que queremos”.
O presidente da frente nacional de prefeitos disse que vacinação é essencial para a população retomar as atividades de uma forma segura. O presidente afirma:
“A nossa luta é para que, nesse ano, toda a população adulta esteja vacinada. E só vamos conseguir resguardar vidas e retomar a economia a partir do momento em que tivermos um grande número de brasileiros imunizados. Aí poderemos abrir comércio, restaurantes, bares. Tenho certeza de que esse é o desejo de todos os prefeitos, ver a economia funcionando novamente”.
Manoel, prefeito de Diamantino disse que o governo municipal é um dos parceiros e que foi um dos primeiros a formalizar o interesse as aquisições. O prefeito ressaltou que a principal missão é salvar vidas.