• Home
  • Política
  • PESQUISA DEMONSTRA PREFERÊNCIA POR NOVOS REPRESENTANTES À CÂMARA FEDERAL

PESQUISA DEMONSTRA PREFERÊNCIA POR NOVOS REPRESENTANTES À CÂMARA FEDERAL

Em Mato Grosso são 8 vagas para Deputado Federal, cujas atribuições principais, estabelecidas na Constituição são: legislar e fiscalizar.

Pesquisa demonstra a preferência pelos novatos, uma das surpresas é o advogado e empresário Irajá Lacerda, ele ocupa o 6º lugar na lista dos mais lembrados, sendo citado por 0,84% dos entrevistados. Os dados constam na pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Gazeta Dados entre os dias 26 a 28 de agosto e divulgada na quinta-feira (1).

A preferência por novos nomes vem ocorrendo desde as eleições de 2018, em que somente um deputado conseguiu se reeleger.

O deputado federal e candidato à reeleição, Juarez Costa (MDB), foi o mais lembrado para voltar à Câmara Federal na próxima legislatura. O parlamentar foi lembrado por 3,59% dos entrevistados. Em 2º lugar está o Professor Allan Kardec (PSB) com 2,09%. O pessebista, que atualmente é deputado estadual, tenta uma vaga no Congresso Nacional.

Na sequência, vem o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB). O filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi lembrado por 1,42% dos entrevistados. O deputado Dr. Leonardo (Republicanos) aparece na 10ª posição com 0,50%.

A Professora Rosa Neide (PT) aparece na 18ª colocação, ou seja, 0,33% dos entrevistados. Quatro posições depois está Carlos Bezerra (MDB). Ele foi citado por 0,25% dos consultados.

O policial rodoviário federal (PRF) José Medeiros (PL) está na 36ª posição ao ser lembrado por 0,17%. O número também é o mesmo do deputado Nelson Barbudo (PL), que foi o mais votado no último pleito. O deputado federal Neri Geller (PP) busca uma vaga no Senado Federal.

Não responderam ou não sabem somam 79,03%. Vale lembrar que a pesquisa para deputado estadual não tem cunho científico e foi realizada de maneira espontânea. Ou seja, quando o consultado é questionado qual deputado ele vai votar.

A pesquisa ouviu 1080 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey com realização de entrevistas, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso. A consulta abrange 45 municípios de todas as regiões do Estado.

A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características sócio econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010, do IBGE, do PNAD 2021 e TRE-MT 2022. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-07674/2022.