‘Pelo fato do cara ser irmão do vereador, eu não posso nomear?’, diz Abilio
Abilio Brunini (PL) afirmou que não fez nada de errado ao nomear o irmão do vereador Cezinha Nascimento (União) e do deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), Nelson Francisco Nascimento, para um cargo na Prefeitura de Cuiabá. Ele destacou que não há lei contra isso e disse: “pelo fato do cara ser irmão do vereador, eu não posso nomear?”. Apesar de já ter criticado esta prática no passado, o prefeito garantiu que não houve troca de favores, apenas reconhecimento pelo esforço de Nelson na campanha.
Nelson Francisco Nascimento ocupa a função de assessor executivo na Secretaria Municipal de Governo desde 08 de janeiro de 2025. Seu salário é de R$ 7.301,85, com verba indenizatória de R$ 5.476,39.
“Só para você ter ideia, o Nelson que é um cara que nos ajudou muito. Na campanha esteve do nosso lado, trabalhou junto com a gente, ajudou junto as lideranças comunitárias, o Nelson é um cara que está ralando muito junto com a gente. Ele é irmão do vereador? É. Mas no segundo turno esse cara abraçou a nossa campanha, (…) entende de relações comunitárias, participou com a gente do processo. Agora, pelo fato do cara ser irmão do vereador, eu não posso nomear? Me mostra na lei aonde que eu não posso nomear. A lei permite”, pontuou Abilio.
O vereador Jeferson Siqueira (PSD) apontou a incoerência entre o discurso e a prática do prefeito. Isso porque, quando foi parlamentar, Abilio era crítico ferrenho de nomeações políticas e favorecimentos na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O gestor vê estas manifestações de Jeferson como “conversa fiada”.
“Ele é especialista nisso, né? Se ele tá acusando, provavelmente ele deve entender muito do assunto, porque o irmão dele foi nomeado duas vezes na Prefeitura junto com Emanuel, então acredito que ele está só esperneando que alguma coisa está diferente agora, o irmão dele vai ter que caçar emprego ou trabalhar na Assembleia no gabinete do Botelho, que nem ele tem os seus aliados, com a gente não vai”.
Nelson não é o único parente ligado a aliados de Abilio que recebeu um cargo na Prefeitura de Cuiabá. A enteada do vereador Dilemário Alencar (União), Victoria Neves Botta, também chegou a ser nomeada, mas o ato foi invalidado no dia 10 de janeiro. A filha do vereador Marcrean Santos, Nayra dos Santos Silva, está lotada no cargo de Coordenadora de Planejamento e Controle de Benefícios Previdenciários.
Além disso, recentemente, Abilio nomeou a advogada Michelle Dreher como secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária do município. Ela é esposa do ex-secretário-adjunto de Cultura Felipe Wellaton. O prefeito afirmou que a situação destes servidores, como a de Nelson, é diferente.
“Eu estou nomeando o cara não porque ele é irmão do vereador, é porque ele me ajudou muito, trabalhou muito junto comigo. Agora, acontece que o Jefferson vem da velha prática, junto com o Emanuel, onde eram feitam as nomeações de outros interesses. A cunhada do Emanuel era nomeada na Câmara e aí os parente dos vereadores eram nomeados por ele, vem de outra prática. O caso nosso, a gente está fazendo o nosso trabalho. Não vou dar mais atenção para Jefferson não”.
Fonte: Gazeta Digital